• Postado em 15/06/2016
  • Acabou minha verba de marketing mas ainda tenho imóveis pra vender. O que devo fazer?



    Acabou minha verba de marketing mas ainda tenho imóveis pra vender. O que devo fazer?

    Imagine a cena: você comprou um terreno em uma área promissora. Fez um estudo de viabilidade equilibrando todos os custos técnicos, operacionais e administrativos e conseguiu conceber um produto atrativo a um preço dentro da média de mercado e com uma margem de lucro justa. Preparou o projeto e, a duras penas, conseguiu aprova-lo na prefeitura. Registrou a incorporação. Construiu um belo stand de vendas que gerou interesse imediato na região. Estava otimista com as vendas, mas como você é muito “pé no chão”, fez uma projeção conservadora para vender o produto dentro de um período longo. Tudo perfeito até então, mas veio o lançamento e as vendas foram abaixo do esperado. Tudo bem, afinal você estava preparado para um cenário pior e tem fôlego para esperar mais um tempo. Os meses passam, você inicia as obras, os custos de construção disparam, o crédito fica cada dia mais escasso, o desemprego não para de crescer no Brasil, a insegurança domina. E você, incorporador, que achou que estava preparado para tudo, acaba concluindo o prédio com diversas unidades em estoque para vender mas não tem mais nenhuma verba para anunciar o seu produto, pois investiu tudo durante a construção e seu lucro (que até então é “virtual”, já que não recebeu) começa a ficar ameaçado.

     

    Se você se reconheceu nesta história, não se desespere. Saiba que esta é a situação de 8 em cada 10 incorporadores que me procuram ao final de alguma palestra sempre com o mesmo pedido: “preciso de alguma ação atrativa, de baixo ou de preferência sem custo, com efeito imediato”. A boa notícia é que existem sim estratégias e ações de marketing sem custo que podem te ajudar a conquistar clientes. Confira algumas dicas.

     

    Se você possui ZERO de verba:

     

    Se aproxime da sua equipe de vendas

    Não estou falando dos “diretores” das imobiliárias contratadas para vender o seu produto. Estou falando dos corretores que atendem os clientes. Há quanto tempo você não vai no stand de vendas conversar com os corretores? Dos clientes atendidos recentemente, o que eles mais gostaram no seu produto? E o que menos gostaram? Por que motivo eles não estão fechando o negócio? A partir destas respostas, verifique se comunicação e os argumentos de venda estão adequados aos desejos e necessidades dos clientes. Aproveite a ocasião para verificar se os corretores estão bem informados sobre o seu produto, se estão sabendo explicar as informações corretamente para o cliente. Faça um novo treinamento com a equipe de vendas. Não se esqueça que um corretor bem informado e motivado fecha mais vendas.

     

    Ofereça mais vantagem para o seu cliente

    Através de parcerias com empresas de outros segmentos, você consegue agregar benefícios ao seu produto ao mesmo tempo em que beneficia a empresa parceira. Um bom exemplo são as lojas de móveis: através de uma parceria firmada previamente com a loja, você pode oferecer os móveis de um ambiente (cozinha, por exemplo) para quem comprar seu imóvel, de modo que o cliente precise ir até a loja parceira para resgatar o seu prêmio – e consequentemente acabará convencido a fechar todos os demais ambientes. Sejam móveis, artigos de decoração, pisos e revestimentos... aqui não faltam opções: o importante é fazer parceria com empresas que possuam um público-alvo bem alinhado ao do seu empreendimento. Desta maneira, todos saem ganhando – principalmente o cliente.

     

    Ceda o espaço do seu stand para eventos

    Especialmente se o seu stand estiver vazio e com pouco movimento, disponibilizar o espaço para a comunidade local realizar eventos pode ser uma excelente forma de atrair visitantes e gerar envolvimento com o produto. Um bom exemplo são os food trucks que podem estacionar no seu terreno e atrair pessoas: sua empresa ganha com o movimento e o food truck fica com o lucro. Eventos comunitários também são uma excelente forma de atrair público. Pense a respeito, sempre adequando o tipo de ação com o público-alvo de seu interesse.

     

    Use mais as redes sociais

    Uma ótima forma de conquistar a atenção e manter contato com clientes e potenciais clientes é através das redes sociais. Use-as, mas não abuse! O principal é manter um bom relacionamento com o seu público, oferecendo informação que seja útil para ele e não somente divulgar produtos e serviços da sua empresa. Tenha uma linha editorial definida, crie posts com regularidade e fique assim sempre em evidência para o potencial cliente. Pesquisas apontam que pessoas que “curtem” ou “seguem” marcas nas redes sociais tendem a consumir delas muito mais do que de marcas que não acompanham.

     

    Otimize seu site para aparecer mais no Google

    Através de uma estratégia de SEO (otimização para mecanismos de busca), sua empresa fica melhor posicionada no Google podendo aparecer nos primeiros resultados quando alguém busca por determinado termo. Apesar de não ser nenhuma novidade, muitas empresas ignoram esta estratégia que é de grande utilidade – não só nas citações ao nome da empresa, mas também nas citações de produtos e serviços que ela possui. Ainda neste ponto, cabe ressaltar que o Google alterou recentemente seu algoritmo de busca para priorizar sites que sejam adaptados para dispositivos móveis como celulares e tablets (saiba mais aqui). Fique atento!

     

    Crie novos canais de comunicação

    É difícil de acreditar, mas muitas empresas deixam de vender pois não oferecem ao cliente formas diferentes de contato. O seu site tem uma ferramenta de chat online? Sua empresa responde prontamente pelo Facebook? Existe um número de WhatsApp em toda a sua comunicação? Pense que estas podem ser as melhores formas de contato para muitas pessoas que possuem hábitos diferentes, horários específicos, etc. Disponibilizar apenas um número de telefone fixo é desperdiçar contatos. Esteja disponível para o seu cliente através do canal de comunicação que é mais funcional para ele.

     

    Retrabalhe o cliente que já visitou seu stand

    Sabe as Fichas de Atendimento com informações dos clientes que as recepcionistas preenchem a cada visita no stand ou ligação? É hora de utilizá-las. Consulte esta lista, ligue para os clientes, procure dialogar e entender os motivos que os levaram a não fechar negócio. Se eles foram até você uma vez, é sinal de que possuem interesse e pode ser que um bom bate papo ajude-os a tomar a decisão, especialmente no momento atual que as empresas estão mais dispostas a negociar.

     

     

    Se você possui POUCA verba:

     

    Primeiramente, evite o desperdício

    Desista, imediatamente, de toda e qualquer ação de mídia que você não consegue medir o alcance e o retorno. Se você não tem verba, isso significa que você precisa ser seletivo. Não se apegue a velhos comportamentos como “distribuir folhetos nos faróis de trânsito” pois você estará desperdiçando dinheiro. Opte por mídias que você consegue medir o resultado.

     

    Troque grandes investimentos em mídia de massa por pequenos investimentos focados em públicos específicos

    Se sua empresa tem o hábito de anunciar em jornais ou veículos de grande circulação, reveja sua estratégia e procure focar em pequenos nichos de mercado. Estude o perfil dos seus clientes nos últimos meses e veja quem mais se interessou por seu produto, de onde estas pessoas vieram e o que elas possuem em comum. Baseado nestas informações, defina pequenos nichos e crie comunicação focada neles. Falando uma linguagem mais específica de cada público-alvo, ele tende a se identificar mais com sua empresa e o seu resultado tende a ser melhor, com um custo menor.

     

    Faça um bom plano de marketing digital

    A partir das informações coletadas acima, crie campanhas de marketing digital focadas em pequenos grupos. Além de serem mais econômicas, você consegue mensurar os resultados de forma fácil e rápida. Facebook Ads e Google Adwords / Remarketing têm sido os melhores aliados das empresas neste momento de crise, pois exigem baixíssimo investimento e possuem alto impacto.

     

    Tenha bons materiais de apresentação do produto

    Atrair o cliente até o stand de vendas é uma tarefa muito difícil. Uma vez que ele veio até você, o mínimo que se espera é que você tenha bons materiais para apresentar o seu produto. Seja impresso (folders) ou eletrônico (vídeos e apresentações), é fundamental que o corretor tenha materiais de suporte para conseguir explicar bem todos os diferenciais que o produto possui. Isso aumentará as chances de vendas.

     

    Faça um vídeo de apresentação do empreendimento

    Um vídeo possui diversas vantagens. A principal delas é que você consegue, em poucos segundos, mostrar muito sobre o seu empreendimento. Além disso, vídeos são facilmente inseridos na internet e compartilhado por interessados nas redes sociais e no WhatsApp – inclusive por seus corretores. Para se ter uma ideia, um vídeo de apresentação do empreendimento incluindo imagens aéreas feitas com um Drone possuem um custo inferior à produção de folhetos.

     

    Conte com o auxílio de um profissional

    Especialmente se você tem pouca verba, não tente fazer tudo sozinho. Uma agência de marketing imobiliário especializada no setor pode lhe auxiliar a economizar sua verba ao mesmo tempo em que ajuda a criar mais oportunidades e negócios para sua empresa. A Marketing SIM possui anos de experiência no segmento imobiliário com diversos cases de sucesso. Entre em contato pelo e-mail contato@marketingsim.com.br ou telefone (11) 2924-5575 e solicite a visita de um consultor sem compromisso.

     

    Estas são algumas dicas baseadas na experiência adquirida nos últimos anos como consultor de marketing imobiliário e que vêm trazendo resultado para muitos incorporadores. Independente da situação em que sua empresa se encontra, jamais esqueça do principal: manter os seus corretores e colaboradores envolvidos e informados sobre todas as suas ações de marketing. Eles são a chave mestra para o sucesso do seu negócio.

     


     
    * Bruno Lessa é publicitário e pós-graduado em Marketing pela USP. É diretor da Marketing SIM (www.marketingsim.com.br), agência de soluções integradas de marketing baseada em São Paulo que atende clientes de diversos segmentos e editor do Portal VGV (www.portalvgv.com.br).

     




    Mais Novidades da agência



  • 21/11/2017 | Mudanças no topo da agência Marketing SIM
  • Paulo Carvalho e Felipe Rodrigues assumem comando da operação


  • 10/11/2017 | Marketing SIM ganha a conta de novo cliente no segmento imobiliário
  • Apostando no marketing imobiliário, a Construtora Jupiter confiou seu empreendimento Residencial Coroaci aos cuidados da Marketing SIM, que se tornou responsável por criar e gerenciar campanhas on-line e off-line.


  • 22/08/2017 | Marketing SIM organiza evento para mercado imobiliário de Ribeirão Preto
  • Nesta quarta-feira (16/08/17) a agência Marketing SIM organizou o primeiro congresso realizado pelo Portal VGV: “O futuro do mercado imobiliário de Ribeirão Preto”.


  • 08/08/2017 | Equipe Marketing SIM em lançamento do livro de seu diretor Bruno Lessa
  • Na última semana (01 de agosto), a equipe da agência Marketing SIM esteve presente na cerimônia de lançamento do primeiro livro assinado por seu diretor Bruno Lessa.


  • 29/06/2017 | Marketing SIM em campanha global
  • Em pareceria com a empresa Superbid Leilões, a Marketing SIM tem sua primeira campanha global.


  • 25/05/2017 | Marketing SIM conquista mais um cliente no segmento imobiliário
  • Mais uma grande parceria se formando, a Nazaré Imóveis, especialistas em mercado imobiliário, sendo capaz de orientar incorporadores, vendedores, compradores, locatários e locadores na comercialização de bens, decidiu apostar no marketing digital.


  • 24/05/2017 | Wall Engenharia, a mais nova cliente da Marketing SIM
  • Buscando inovação e otimização em seus resultados a empresa Wall Engenharia é a mais nova cliente da Marketing SIM.


  • 04/04/2017 | Marketing SIM conquista novos clientes
  • Como consequência de um excelente trabalho, a Marketing SIM conquista novos cliente e segue cada mais forte no marketing imobiliário.


  • 17/01/2017 | Marketing SIM conquista conta de importante construtora.
  • A Marketing SIM conquistou a conta da Sammarone Incorporadora.


  • 10/01/2017 | Marketing SIM conquista novo cliente do segmento educacional
  • A Marketing SIM acaba de conquistar um novo cliente: O Ibresp – Curso para corretores de imóveis.


  • 12/12/2016 | Vaga para Assistente de Marketing Digital
  • A Marketing SIM está contratando Assistente de Marketing Digital para trabalhar na sede da agência na Vila Mariana. Veja os detalhes:


  • 16/11/2016 | Marketing SIM conquista novo cliente no segmento imobiliário
  • A Marketing SIM acaba de conquistar mais um cliente no segmento imobiliário: ATC Construtora. Com sua filosofia de promover ações inovadoras de alto impacto e baixo custo, a agência iniciou os trabalhos para a empresa no empreendimento Solaris Lauzane, que está sendo construído pela ATC na Zona Norte de São Paulo.


  • 02/08/2016 | Associação dos Construtores homenageia Marketing SIM durante cerimônia comemorativa
  • Durante a cerimônia comemorativa de 28 anos da entidade, Marcus Santaguita - presidente da atual gestão - prestou homenagem aos diretores e colaboradores da entidade que têm se destacado ao contribuir para o desenvolvimento de um mercado imobiliário mais próspero.


  • 04/07/2016 | Marketing Imobiliário de Alto Impacto e Baixo Custo: Goiânia e Sorocaba recebem palestra sobre o tema
  • Durante o mês de Junho, duas importantes cidades do país receberam a palestra “Marketing Imobiliário de Alto Impacto e Baixo Custo – estratégias para vender mais gastando menos”, ministrada por Bruno Lessa, diretor da agência Marketing SIM.


  • 15/06/2016 | Acabou minha verba de marketing mas ainda tenho imóveis pra vender. O que devo fazer?
  • Se você se reconhecer neste artigo, não se desespere. Existem estratégias e ações de marketing sem custo que podem te ajudar a conquistar clientes. Confira algumas dicas.


  • 12/05/2016 | 12º Feirão Caixa da Casa Própria - Sua empresa está preparada?
  • Feirão Caixa da Casa Própria. Um dos eventos mais aguardado do ano tanto para os empresário quanto para os consumidores começará em breve! Sua empresa está preparada?


  • 09/05/2016 | Marketing de alto impacto e baixo custo: estratégias para vender mais gastando menos
  • A convite do Secovi-SP, o diretor da Marketing SIM - Bruno Lessa - palestrou para empresários e profissionais do mercado imobiliário sobre estratégias de marketing de baixo custo mas que proporcionam altos retornos.


  • 22/03/2016 | Superbid é o novo cliente da Marketing SIM
  • A Marketing SIM anuncia em março a conquista da conta da área de Vendas Estruturadas da Superbid, um dos principais players do mercado de avaliação e venda de ativos físicos por meio de leilões oficiais presenciais e via internet simultaneamente.


  • 03/11/2015 | Marketing SIM consolida atuação em marketing imobiliário com novo cliente
  • A Marketing SIM anuncia a conquista da conta da Cadil Empreendimentos, consolidando sua atuação em marketing imobiliário na região metropolitana de São Paulo.


  • 30/10/2015 | 7th SCIP Latin America Summit: Marketing SIM participa de fórum latino-americano de inteligência competitiva
  • A Marketing SIM esteve presente na 7ª edição do SCIP Latin America Summit, fórum de inteligência competitiva que acontece anualmente em todo o mundo, com um case sobre Rentabilização por meio do marketing de relacionamento.


  • 21/09/2015 | Criação de raízes é o tema de ação da Marketing SIM para o Dia do Cliente
  • Comemoramos no dia 15 de setembro o Dia do Cliente. Uma data especial que lembra os empresários, executivos, gerentes e colaboradores das empresas da importância de se atender bem e criar vínculos com seus clientes.


  • 28/08/2015 | Marketing SIM conquista 4 novos clientes em agosto
  • O mês de agosto se mostrou muito produtivo para a Marketing SIM e a agência conquistou quatro novos clientes: Hoken, Wat Plast, RR Gesso e Bruna Souza Designer de Interiores.


  • 26/08/2015 | Como gerar mais receita em épocas de crise? A resposta pode estar dentro de casa
  • Artigo de Bruno Lessa explica como é possível aumentar a receita da empresa revendo a atuação junto aos clientes já conquistados e até mesmo com os nativos.


  • 24/08/2015 | Marketing SIM mira empresas estrangeiras que atuam no Brasil
  • Apesar da atual crise econômica que nosso país tem enfrentado, o Brasil segue como um importante destino de investimentos na América Latina, atraindo empresas de diversos setores.


  • 12/08/2015 | Marketing SIM capta clientes estrangeiros com ação bem brasileira
  • Durante a semana passada aconteceu em São Paulo a feira Investir USA Expo, onde diversas empresas norte-americanas vieram para o Brasil demonstrar seus produtos e serviços.


  • 27/07/2015 | Use o Reclame Aqui a favor da sua empresa
  • Bruno Lessa comenta como as empresas podem utilizar o Reclame Aqui em benefício próprio.


  • 30/06/2015 | Marketing SIM veicula campanha inspirada no segmento náutico
  • Marketing SIM se inspira em conceito "O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas" - frase do estudioso Willian George e lança nova campanha.


  • 26/05/2015 | Marketing SIM está de casa nova e cheia de novidades
  • Recentemente mudamos de endereço e começamos o mês de maio em um novo local, com muito mais estrutura e conforto, não apenas para nossos clientes, como para nossos colaboradores – que estão aumentando.


  • 20/05/2015 | Marketing SIM debate exemplos de superação da crise econômica na 5a edição do FICON
  • Diretor da agência debateu importância do marketing no período de crise ao lado de importantes nomes como Márcio França, vice-governador de São Paulo e Ricardo Amorim, economista e apresentador do Manhattan Connection


  • 14/05/2015 | Marketing SIM marca presença no Conecta Imobi 2015
  • Aconteceu esta semana em São Paulo o Conecta Imobi 2015, maior evento sobre marketing imobiliário da América Latina, que trouxe grandes novidades para todo o setor.


  • 04/05/2015 | Estamos de casa nova!
  • Informamos a todos os nossos clientes, parceiros e fornecedores que mudamos de endereço. Agora nos encontramos na Rua Potenji, 329, também na Vila Mariana, em São Paulo-SP.


  • 27/04/2015 | Planejamento de marketing ajuda empresas a conquistarem clientes no Feirão da Caixa
  • Começou neste final de semana o Feirão Caixa da Casa Própria, maior evento imobiliário do país que acontece até junho em 14 cidades brasileiras.


  • 22/04/2015 | Marketing SIM produz stands de vendas para 4 clientes no Feirão da Caixa
  • Neste ano, a Marketing SIM - agência especializada em soluções integradas de marketing - produz stands para quatro clientes que estarão no Feirão Caixa da Casa Própria, maior evento de negociação em imóveis do Brasil.


  • 31/03/2015 | Drones trazem nova perspectiva na apresentação de imóveis
  • Sempre atenta às inovações, a Marketing SIM está oferecendo a filmagem e fotografia aérea de imóveis com Drones para utilização em ações de marketing.


  • 27/03/2015 | Vagas abertas na Marketing SIM
  • A Marketing SIM está em plena expansão e para isso estamos contratando três pessoas para duas áreas de atuação.


  • 02/02/2015 | Diretor da Marketing SIM participa de congresso sobre marketing imobiliário em Nova York
  • De 27 a 30 de janeiro, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, foi palco do principal evento sobre marketing imobiliário do mundo: o Real Estate Connect.


  • 10/12/2014 | Agência Marketing SIM registra crescimento de 208% em 2014 e se consolida como importante player no mercado
  • Durante este ano, a Marketing SIM – agência especializada em soluções integradas de marketing, apresentou o maior índice de crescimento de sua história: 208% de crescimento – em comparação a 2013.


  • 09/04/2014 | 10 dicas para empresas que irão participar do Feirão da Caixa
  • No próximo dia 2 de maio, a Caixa dará início ao circuito do maior evento imobiliário do país: o Feirão da Caixa. A expectativa é que o evento, que ocorre em diversas cidades brasileiras, movimente mais de 10 bilhões em negócios, repetindo o sucesso dos últimos anos. Como de praxe, a abertura será em São Paulo seguindo pelos dias 2, 3 e 4 de maio no Centro de Exposições do Anhembi. Centenas de empresas já estão com a participação confirmada e milhares de visitantes aguardam ansiosos para poder encontrar o imóvel dos sonhos.


  • 16/01/2014 | Associação dos Construtores homenageia Marketing SIM
  • É com muito orgulho que a Marketing SIM recebeu o troféu O Construtor da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC - regional Secovi-SP.