• Postado em 29/06/2015
  • 10 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise



     O ano de 2015 não está sendo fácil para ninguém. Com as incertezas econômicas e a confiança do consumidor abalada, muitas empresas têm enfrentado quedas bruscas nas vendas. Diante desta nova realidade, surge a dúvida: como conquistar novos clientes e retomar as vendas em momentos de crise? Para responder a esta pergunta, Bruno Lessa, diretor da agência Marketing SIM (www.marketingsim.com.br), lista 10 dicas de marketing com baixo (ou nenhum) custo que empreendedores e profissionais liberais podem executar. Confira abaixo:

    1) Antes de tudo, tenha um planejamento de marketing e defina metas

    Antes de cortar qualquer investimento (ou realizar um novo), defina claramente quais são os seus objetivos de marketing e defina metas que você consiga medir. Se você pretende conquistar novos clientes, manter os clientes atuais, em quanto tempo, etc. Faça um levantamento de todos os investimentos que você faz hoje em dia e avalie se estão trazendo o resultado esperado ou se podem ser otimizados. Com base nisso, defina um planejamento que possa ser seguido sem interrupções, mesmo que isso represente menos verba. Tenha em mente que uma marca se constrói na frequência; não é a toa que grandes empresas como Coca-Cola e Unilever nunca deixam de anunciar seus produtos, sobretudo em tempos de crise.

    2) Troque grandes investimentos em mídia de massa por pequenos investimentos focados em públicos específicos

    Se sua empresa tem o hábito de anunciar em jornais ou veículos de grande circulação, uma ótima opção no momento atual é rever sua estratégia e focar em pequenos nichos de mercado. Estude o perfil dos seus clientes nos últimos meses e veja quem mais se interessou por seu produto, de onde estas pessoas vieram e o que elas possuem em comum. Baseado nestas informações, defina pequenos nichos e crie comunicação focada neles. Falando uma linguagem mais específica de cada público-alvo, ele tende a se identificar mais com sua empresa e o seu resultado tende a ser melhor, com um custo menor.

    3) Economize na hora de produzir materiais e veicular mídia

    Em vez de cotar diretamente com fornecedores como gráficas e veículos de comunicação, conte com o suporte de uma agência de marketing ou bureau de mídia para poder reduzir custos. Devido ao grande volume que negociam, agências quase sempre consegue garantir melhores preços para os clientes na produção de materiais e mídia.

    4) Use mais as redes sociais

    Uma ótima forma de conquistar a atenção e manter contato com clientes e potenciais clientes é através das redes sociais. Use-as, mas não abuse! O principal é manter um bom relacionamento com o seu público, oferecendo informação que seja útil para ele e não somente divulgar produtos e serviços da sua empresa. Tenha uma linha editorial definida, crie posts com regularidade e fique assim sempre em evidência para o potencial cliente. Pesquisas apontam que pessoas que “curtem” ou “seguem” marcas nas redes sociais tendem a consumir delas muito mais do que de marcas que não acompanham.

    5) Otimize seu site para aparecer mais no Google

    Através de uma estratégia de SEO (otimização para mecanismos de busca), sua empresa fica melhor posicionada no Google podendo aparecer nos primeiros resultados quando alguém busca por determinado termo. Apesar de não ser nenhuma novidade, muitas empresas ignoram esta estratégia que é de grande utilidade – não só nas citações ao nome da empresa, mas também nas citações de produtos e serviços que ela possui. Ainda neste ponto, cabe ressaltar que o Google alterou recentemente seu algoritmo de busca para priorizar sites que sejam adaptados para dispositivos móveis como celulares e tablets (saiba mais aqui). Fique atento!

    6) Reforce sua presença digital

    Além de ser mais eficaz para atingir públicos específicos, com alto grau de segmentação, campanhas de marketing digital também possuem custo menor se comparadas com outras mídias. Aproveite para otimizar seus investimentos e se fazer presente onde o seu cliente está. Mas não se esqueça: antes investir em publicidade online, tenha um bom site, preparado corretamente para receber os novos visitantes (em especial os que virão pelo celular/tablet).

    7) Crie novos canais de comunicação e atendimento

    O consumidor muda o tempo todo e as empresas devem mudar com ele. Fique atento ao perfil do seu público-alvo e crie canais de comunicação de acordo com suas preferências. Hoje, por exemplo, muitas pessoas preferem entrar em contato com uma construtora através do WhatsApp a qualquer hora para perguntar sobre um imóvel do que ligar dentro do horário comercial para a empresa. Esteja atento a todas as possibilidades de comunicação para não perder vendas.

    8) Em vez de esperar o seu cliente chegar até você, vá aonde ele está

    Em vez de fazer uma campanha de marketing e esperar o consumidor chegar até sua empresa, considere ir até onde ele está ou faz uso do seu produto. Por exemplo, se você é uma empresa de produtos esportivos, crie ações de exposição do seu produto em parques, ginásios ou outros locais onde o consumidor que de fato utiliza o produto está.

    9) Considere fazer campanhas cooperadas

    Muitas empresas atuam em segmentos de mercado que possuem sinergia com empresas de outros segmentos, porém compartilhando dos mesmos clientes. Se juntar a uma (ou mais) empresas de segmentos diferentes que têm o mesmo público-alvo pode fazer com que uma campanha fique muito mais atrativa, chame mais a atenção do consumidor e o melhor: custe bem menos. Lessa cita o exemplo de uma agência de viagens que pode divulgar determinado destino turístico junto com uma atração que existe no local (Exemplo: Companhia aérea divulga o destino “Rio de Janeiro” ao mesmo tempo em que uma locadora de veículos divulga seus serviços no destino). Desta maneira, ambas divulgam seus produtos/serviços ao mesmo público a um custo bem menor do que se o fizessem individualmente.

    10) Retrabalhe sua própria base de clientes atuais

    Muitas empresas não fazem uso de um patrimônio que possuem: a lista própria de clientes. Oferecer um produto novo, um upgrade de categoria ou um serviço agregado a alguém que já conhece a sua marca e já possui um laço com você pode ser muito mais eficaz (e mais barato) do que garimpar um cliente novo. Em momentos de crise, consultar a sua lista de clientes pode lhe fazer enxergar diversas oportunidades e, quanto mais você conhece os seus clientes, melhor sabe que produto ou serviço é mais adequado a ele em determinado momento. Ao custo de um telefonema ou disparo de um e-mail personalizado, você pode garantir receita nova com um cliente antigo.


     
    * Bruno Lessa é publicitário e pós-graduado em Marketing pela USP. É diretor da Marketing SIM (www.marketingsim.com.br), agência de soluções integradas de marketing baseada em São Paulo que atende clientes de diversos segmentos, idealizador do portal Vitrine Publicitária (www.vitrinepublicitaria.net) e editor do Portal VGV (www.portalvgv.com.br).




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